Docências
A inclusão escolar de alunos com deficiência e condutas típicas nos sistemas regulares de ensino é uma conquista dos movimentos sociais. Documentos nacionais e internacionais legislam sobre o arcabouço de recursos necessários para a concretização da premissa inclusiva, inclusive no que tange à formação dos docentes, haja vista as especificidades decorrentes da prática educativa desta clientela. Nesse contexto, o CENAP vem prestando docências voltadas principalmente a profissionais da rede regular de ensino, pois há carência de saberes teóricos, conceituais e de metodologias relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, principalmente no que se refere a adequações de acesso ao currículo das pessoas com deficiência mental, associada ou não a outras deficiências e condutas típicas; a concretização de práticas docentes fundamentadas na experiência cotidiana; a falta de incentivo à busca permanente de formação associada à existência de práticas docentes individualizadas; atitudes de resistências ao trabalho com alunos com deficiência; e a justificativa de ausência de investimento, por parte do profissional, alicerçada na não efetivação de políticas públicas direcionadas à formação de docentes para trabalharem na perspectiva da inclusão, são todos fatores impulsionadores das ações da FCEE. Nas fotos docências realizadas pela professora Maria Gizeli da Silva e pela professora Sandra Montedo nos meses de julho, agosto e setembro de 2012.
 
 Dias: 18, 19 e 20 de julho, em Campos Novos, professora Maria Gizeli da Silva, temas: histórico da política de educação especial e do programa pedagógico, definições das deficiências, síndromes, concepção de aprendizagem e planejamento de atividades, escola regular e alunos especiais (atribuições do 2º professor, SAEDE DM/Misto). Para 80 pessoas entre diretores das escolas estaduais, assistentes técnicos pedagógicos, segundos professores, e professor titular que atuem com alunos especiais professores das APAEs e um profissional da Secretaria Municipal de Educação de cada município de Abrangência da 8ª GERED Campos Novos.
 
Dias 7 e 9 de agosto de 2012, na FCEE, professora Maria Gizeli da Silva, tema: Serviço de Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Mental, no evento: para cerca de 80 pessoas divididas em dois grupos de 40, que eram orientadores pedagógicos das APAES do Estado de Santa Catarina, evento organizado pela Federação das APAES.
 

 Dia: 24 de agosto de 2012, na FCEE, professora Maria Gizeli da Silva, tema: Deficiência Mental e aprendizagem escolar, no evento intitulado: Capacitação para Educadores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado – SAEDE, para 35 educadores e segundo professores da rede regular de ensino que atuam diretamente nos SAEDES na área da Deficiência Mental, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual e SAEDEs misto. Esteve presente também em um dos dias o Sr. Mario Benedet Filho Gerente Regional de Educação da Grande Florianópolis.
 


  Dia: 29 de agosto de 2012, professora Sandra Montedo, tema: Elaboração Conceitual, no curso: “Ressignificando a prática pedagógica no cotidiano escolar”, para cerca de 82 profissionais entre professores, pedagogos da rede regular de ensino e da FCEE, que atuam, em sua maioria, com os alunos que freqüentam SAEDE/DM/TGD/TDAH, no auditório da FCEE.

Além destes houve também a participação nos dia: 18 de Setembro de 2012, professora Maria Gizeli da Silva, no evento intitulado: Curso de Formação Continuada: Compreendendo a Deficiência Intelectual e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), , com carga horária 16 horas presenciais, para 100 pessoas: professores da rede estadual, sendo 94 que atuam no Ensino Fundamental e Médio nas turmas com alunos que tem laudo diagnóstico de DI e TDAH, das escolas de Educação Básica e 06 que atuam nas APAEs, em Timbó 35ª SDR / GERED.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outubro: Mês de Conscientização sobre a Comunicação Alternativa