Outubro: Mês de Conscientização sobre a Comunicação Alternativa

 



Mês de Conscientização sobre a Comunicação Alternativa

Todos nós temos direito de expressar nossos pensamentos e necessidades, porém algumas pessoas não conseguem ou apresentam dificuldade em se expressar através da fala. Para essas pessoas a Comunicação Alternativa (CA) serve como instrumento de acessibilidade.

A CSA é uma área de prática e pesquisa, clínica e educacional para crianças e adultos, que envolve um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento da linguagem oral, na produção de sentidos e na interação. (ISAAC BRASIL, 2020)

 Na literatura encontramos as terminologias "Comunicação Alternativa", "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA", "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA" e “Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA” para nos referirmos a esta área de estudos.

A comunicação pode ser realizada de diferentes formas além da fala: através de um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens, até equipamentos com voz sintetizada, que permitam a interação. Os instrumentos utilizados na CA variam e sempre serão utilizados como facilitadores para os usuários. Para isso contamos com recursos de alta e baixa tecnologia.

Recursos de baixa tecnologia: são as pranchas de papel, calendários, fichários, pastas, chaveiros, cartões e etc. Ou seja, tudo o que você pode confeccionar com recursos de baixo custo.






Recursos de alta tecnologia: são os vocalizadores, tablets, computadores e smartphones com aplicativos como: Let MeTalk, comunico, ABOARD, Inclusive todos, Livox, entre outros.

Vocalizador: Foto do Google

 O PECS — Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System) — é um método de comunicação aumentativa e alternativa, estruturado e que consiste em seis fases que tem como objetivo principal ensinar uma comunicação funcional. É reconhecido por ser uma prática baseada em evidências. Além disso é importante destacar a alta proporção de crianças com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) que adquirem a fala após a utilização do PECS, por isso dizemos que o PECS é equivalente à voz do aluno e, se a voz é algo individual e único, a pasta de comunicação PECS também.

Segundo Soraia Vieira, Diretora geral da Pyramid Consultoria Educacional do Brasil “ensinando uma comunicação funcional ao aluno, este conseguirá expressar-se em relação ao mundo ao seu redor e uma vez que essa comunicação passe a ser compreendida, ele irá interagir melhor com as pessoas com quem convive. Desta forma, ensinando comunicação estamos melhorando a qualidade de vida dos alunos e de seus familiares”.

Lembre-se: para a eficácia do método PECS é fundamental que o mesmo seja ensinado por uma pessoa treinada (com certificação), por isso pais e profissionais de várias áreas podem fazer o curso para aprender a utilizar este sistema.

Uma dica: Escolha sempre técnicas que sejam embasadas por conhecimento e pesquisas científicas.

É importante que todos estejam envolvidos no processo de implementação da CA: família, escola, terapeutas etc. Não existe uma regra para implementar uma CA, é necessário avaliar e escolher um método que funcione melhor para o nosso aluno.


Referências:

CEESD. CAA: comunicação aumentativa e alternativa: o que você precisa saber!. Comunicação Aumentativa e Alternativa: o que você precisa saber! Disponível aqui. Acesso em: 29 set. 2020.

VIEIRA, Soraia. PECs. Revista Autismo, v. 04, 20 mar. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 29 set. 2020.

PYRAMID EDUCATINAL CONSULTANTS. Treinamento: CURSO PECS. Disponível aqui. Acesso em: 29 set. 2020

​ISAAC BRASIL. O que é a Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA)? Disponível aqui. Acesso em: 19 out. 2020.

PYRAMID EDUCATINAL CONSULTANTS. Sistema de comunicação por troca de figuras (PECS) ®.Disponível aquiAcesso em: 19 out. 2020.

MOUTINHO, Sofia. Fonoaudiólogos discutem Comunicação Alternativa. Agência UFRJ de notícias - Praia Vermelha, editoria: Faculdade de Medicina, unidade: FM. Disponível aqui. Acesso em: 19 out. 2020.

VERZONI, Luciana Della Nina . Bliss e PCS: Sistemas Alternativos de Comunicação. Disponível aquiAcesso em: 19 out. 2020.

RODRIGUES, Leandro. Comunicação Alternativa: sim ou não? Disponível aquiAcesso em: 19 out. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assessoria em Atendimento Educacional Especializado