Participação em Eventos


No mês de setembro (2013), os servidores do CENAP participaram de vários eventos. A capacitação reveste-se de importância na gestão de pessoas, no sentido de ser um processo para preparar, capacitar os servidores a fim de melhorar a qualidade do desempenho das suas funções. A capacitação protege a instituição da perda de qualidade, da baixa produtividade e da falta de habilidade perante as novas tecnologias e novas frentes de abordagem; oferece habilitação ou atualização do servidor em áreas específicas. O profissional se sente mais motivado e com maior auto-estima. Também pode ocorrer aumento da produtividade, diminuição da rotatividade de pessoal, maior entrosamento entre os servidores o que reflete em um bom ambiente de trabalho.Os eventos foram: 
  • “Atividade motora adaptada para deficientes múltiplos com deficiência física associada” com o docente Prof. Ms. Tiago Baptista. Nos dias 5, na FCEE. Um servidor do CENAP a pedagoga Fernanda Albertina Garcia foi quem participou; o evento discutiu entre outras coisas a importância do acesso das pessoas com deficiência ao esporte e a necessidade de haver objetivos claros para o desenvolvimento das atividades motoras que devem ser apresentadas de maneira atrativa, motivando as pessoas envolvidas neste processo. A participação multidisciplinar no curso foi de grande valia, pois a equipe quando conhece e compreende melhor o trabalho da área de um colega pode contribuir de maneira mais eficaz e realizar encaminhamentos como nas assessorias. 
  • Segundo módulo do curso “Fundamentos do materialismo histórico-dialético aplicados às pessoas com deficiência e transtornos”, o tema desenvolvido durante esta semana foi: Desenvolvimento humano: da norma a compensação em função da deficiência mental. Nos dias 09 a 13 de setembro, com o renomado professor cubano Dr. Arsênio José Carmona Gutiérrez. Participaram do evento a equipe técnica e os professores efetivos do CENAP. Houveram momentos no auditório, de estudos dirigidos em grupos e de apresentação muito interessantes das equipes no auditório (postado dia 16/09/2013 neste Blog).
  • “Autismo e deficiência mental severa” como docente estava a psicóloga PhD Cleonice Alves Bosa. Com exceção da assistente social e da técnica administrativa, todos os servidores do CENAP participaram deste curso que ocorreu nos dias 16 a 20 de setembro. A docente se apresentou de forma organizada, mostrando domínio do assunto, com uma excelente didática onde prendeu a atenção de todos os ouvintes.
Psicóloga PhD Cleonice Alves Bosa
  •  “Transtorno global do desenvolvimento” como docente estava o psicólogo Dr. Carlos Schmith. Aconteceu no dia 23 de setembro. A pedagoga Fernanda Albertina Garcia, a psicóloga Gabriela de Souza Dietrich e as professoras do SAEDE/DM/TGD Sandra Montedo e Mª Gizeli da Silva participaram do evento. 
Psicólogo Dr. Carlos Schmith
  • “VII Encontro Catarinense da Síndrome do X Frágil” dia 23 de setembro, na ALESC organizado pela Associação Catarinense da Síndrome do X Frágil. A coordenadora do CENAP, Jussara dos Santos, foi quem participou. O evento se deu também por comemoração do Dia Estadual de Estudos e Conscientização sobre a Síndrome do X Frágil (Lei nº 4786/2009). O evento trouxe o neuropediatra Dr Jorge Humberto Barbato Filho (Hospital Infantil Joana de Gusmão e Neurogene Clínica Médica- Florianópolis), a neuropediatra Dra Carla Marchesini (professora UNISUL e Ortoclini Clinica-Florianópolis), o neuropediatra Dr Julio Koneski (doutor em Neurologia -USP e sócio proprietário da Neurológica -Joinville) e a Dra Cintia Guilhardi (psicóloga, doutora em análise experimental do comportamento pela USP e diretora da GRADUAL- grupo de intervenção comportamental- São Paulo). 
  • “Transporte Escolar – postura ética e profissional com os usuários”, o docente foi o Dr. Darci Reali, nos dias 30 de setembro a 4 de outubro de 2013. A assistente social Rosilane Dalazen e a coordenadora do CENAP Jussara dos Santos participaram do evento. Este curso é de extrema importância pois trata da responsabilidade de todos os envolvidos no transporte das pessoas que são consideradas inimputáveis pela Justiça.
  • “Formação para Coordenadores das Oficinas Temáticas - Seminário de Formação do Programa BPC Na Escola: identificação de barreiras e monitoramento do acesso e permanência de alunos com deficiência na Educação Básica", que tem o objetivo de formar esta equipe composta por 20 técnicos que irão atuar como Coordenadores das Oficinas Temáticas no Seminário de Formação do Programa BPC Na Escola: identificação de barreiras e monitoramento do acesso e permanência de alunos com deficiência na Educação Básica, sendo 5(cinco) representantes da Secretaria de Estado da Saúde, 5(cinco) representantes da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, 5(cinco) representantes da Secretaria de Estado da Educação, e 5(cinco) representantes da Fundação Catarinense de Educação Especial; os docentes foram: Adriana Polmann, Camila Nelsis, Léa Mazargão Behrings e Rita de Cássia Kleber. Os encontros ocorreram nas seguintes datas: 16, 23, 30/09 e 04/10/2013, das 13h30 às 18h30 na Secretaria de Estado da Educação.
A participação em eventos de capacitação é importante para a carreira dos servidores, as inovações conceituais, metodológicas e tecnológicas exigem um processo de aprendizagem permanente e deliberado, que precisa ser acolhido pelo próprio servidor e pela Instituição. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Outubro: Mês de Conscientização sobre a Comunicação Alternativa

CENAP em números